"Diante de cada Homem, abrem-se dois caminhos: o do egoísmo ou o do Serviço.

Cada um terá que escolher por si próprio qual será o verdadeiro lema. O egoísmo é mais cómodo; o Serviço envolve sacrifício.

Se um indivíduo não é capaz de se sacrificar, não tem direito de se chamar Homem.

Mas se se sacrifica para servir, exprimindo da melhor maneira possível o seu amor, pode estar certo de que a vida será para ele um bem muito real, cheia de Felicidade"


Robert Stephenson Smyth Baden-Powell

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Voluntário?

10 dicas sobre voluntariado

1. Todos podem ser voluntários
Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas possuem capacidades, habilidades e dons. O que cada um faz bem pode fazer bem a alguém.

2. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária
Não é uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa a pessoa, oportunidade de se fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades.

3. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla
O voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

4. Voluntariado é ação
Não é preciso pedir licença a ninguém antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz.

5. Voluntariado é escolha
Não há hierarquia de prioridades. As formas de ação são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário.

6. Cada um é voluntário a seu modo
Não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. Alguns voluntários são capazes, por si mesmos, de olhar em volta, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo, juntando os vizinhos, amigos ou colegas de trabalho. Por vezes é uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube de serviços, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa.

7. Voluntariado é compromisso
Cada um contribui na medida de suas possibilidades mas cada compromisso assumido é para ser cumprido. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente.

8. Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade
Sua função não é de tapar buracos e compensar carências. A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade.

9. Voluntariado é uma ferramenta de inclusão social
Todos têm o direito de ser voluntários. As energias, recursos e competências de crianças, jovens, pessoas portadoras de deficiência, idosos e aposentados podem e devem ser mobilizadas.

10. Voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica


Para ser voluntário não podemos nos esconder atrás de outros voluntários para através do trabalho deles, colher os louros do reconhecimento. O trabalho voluntário por vezes é árduo e não possui reconhecimento daqueles pelos que trabalhamos.
Muitas vezes aqueles que se acham o centro das atenções acreditam que são os melhores e não enchergam o quanto desmotivam os outros com quem trabalham.
O trabalho voluntário só alcança o seu objetivo, vence, se destaca e dura quando somos capazes de aceitar que outros também são capazes e possuem vontade e independência. Que o outro também possui orgulho e não é nosso empregado. Que o outro pode ir do mesmo modo que veio e todo o trabalho de muito tempo pode se perder.
A partir daí tudo aquilo que acreditávamos ser sólido e funcional se desmancha e perdemos todo o crédito que conquistamos junto a aquela comunidade, instituição ou círculo de amigos onde desenvolvemos o trabalho Voluntário.
Não reconhecer que os que conosco trabalham são tão capazes quanto nós, independente de à quanto tempo servimos é o mesmo que não querer enxergar que idade ou tempo de serviço não garante toda a sabedoria ou experiência e nem nos qualifica como melhores do que os outros, simplesmente estaremos construindo castelos de areia.
Por isso, olhe para o outro que trabalha com vc como voluntário, como uma engrenagem muito importante neste motor que se move em benifício de uma comunidade.
Se vc ainda acredita que esse motor pode se mover sem essa engrenagem como antes dela aparecer é porque vc não acredita no voluntariado verdadeiro e está apenas desenvolvendo um trabalho para obter satisfação pessoal.


Por Fernando Antonini